INCLUSÃO ESCOLAR E AS VIOLÊNCIAS VELADAS: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS

Autores

  • Aline Cristina Souza
  • Viviane Cristina Felício Dal Ri
  • Maria Cecília Luiz

Resumo

A violência atinge a todo o tipo de indivíduo que não condiz com o que foi socialmente pré-estabelecido, e se configura de vários modos: simbólica, sexual, psicológica, dentre outros. Diante disto, objetiva-se sensibilizar os educadores em relação ao processo inclusivo escolar, compreendendo que sua ausência consente em práticas de violência efetivas e; identificar e analisar produções acadêmicas que discutam a violência frente ao processo de inclusão escolar. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica, datada de 2010 a 2016 referentes ao processo inclusivo e a violência simbólica realizada para com a pessoa com deficiência. Os resultados indicaram que há uma escassez de estudos quando se relacionam as áreas estudadas. Os documentos encontrados demonstram que a violência simbólica se faz presente no cenário educacional e para com o deficiente, no entanto, é velada, silenciada. Além disto, indica o papel da escola e do docente como fundamentais, frente ao processo de inibição de tais métodos violentos. Palavras – Chave: Violência Escolar; Violência Simbólica; Inclusão Escolar.

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Publicado

30-08-2018

Edição

Seção

Dossiê

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