GESTÃO DEMOCRÁTICA E A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Thainá Helena Mascaro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil
  • Jéssica Veloso Morito Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar de que modo a gestão democrática pode ajudar na diminuição da violência escolar, com foco em obter um ambiente de respeito, diálogo e convivência ética. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter bibliográfico, fundamenta-se em autores que discutem a relação entre democracia, poder e práticas institucionais no espaço escolar, como: Paro (2016), Libâneo (2012), Freire (1996), Abramovay (2002), Charlot (2002) e Chrispino (2008) que tratam acerca das relações de conflito na atuação de diretores escolares. O estudo parte da premissa de que a violência na escola é um fenômeno multifacetado, produzido nas interações cotidianas e nas estruturas simbólicas da instituição, o que requer uma gestão comprometida com a escuta, a participação e a corresponsabilidade. A análise das produções acadêmicas recentes evidencia que práticas de gestão horizontalizadas, baseadas na participação coletiva e na mediação de conflitos, favorecem a cultura de paz e fortalecem o sentido público da escola. Conclui-se que a efetividade da gestão democrática depende de políticas formativas e institucionais capazes de sustentar processos permanentes de reflexão e diálogo, reafirmando a escola como espaço de construção cidadã e de promoção dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Thainá Helena Mascaro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),

Jéssica Veloso Morito, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), é licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Atua como pesquisadora na temática da violência e da seguridade no ambiente escolar, com ênfase na mediação de conflitos, bem como na identificação da topografia e tipologia das manifestações de violência. É idealizadora da metodologia de identificação dos sujeitos implicados nos ciclos de violência.  Atualmente presta assessoria e consultoria na área das violências para sistemas de ensino.

 

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Publicado

14-12-2025

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