SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA DE DUBET E AS VIOLÊNCIAS VERBAIS NAS CONVIVÊNCIAS ESCOLARES

Autores

  • Jéssica Veloso Morito Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-7356-7241
  • Caroline Miranda Palmieri Silva
  • Dandara Cecília Oliveira de Moura Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as violências verbais na perspectiva da sociologia da experiência de Dubet (1994), por meio de uma pesquisa-intervenção que aconteceu no ano de 2019, em uma escola estadual de Ensino Integral de uma cidade do interior paulista. As ações foram desenvolvidas em uma disciplina eletiva nomeada "Já sofreu violência na escola? Reflexões práticas em ateliês", contemplando 35 participantes – estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental Anos Finais –, em ateliês (oficinas de experimentações). Esses momentos em ateliês, bem como as diferentes produções, modificaram os relacionamentos na escola, a ação de representar ou criar com a arte ajudou na reflexão da vítima sobre a sua realidade. O discente não se apercebeu apenas do que sentiu, ou interpretou, em suas vivências, mas pode ampliar sua maneira de apreender sobre situações de violências verbais e, como a ausência de ser ouvido também é violenta e propicia a exclusão no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Jéssica Veloso Morito, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Caroline Miranda Palmieri Silva

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela faculdade de Ribeirão preto e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Dandara Cecília Oliveira de Moura, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

06-12-2019