O QUE É SER UM DIRETOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem a articulação entre os fundamentos teóricos das vivências na organicidade e da rotina institucional escolar, tentando nortear um direcionamento sobre a especificidade da profissão do diretor, principalmente no recorte da Educação Infantil. Desse modo, a gestão da educação é parte importante da formação do pedagogo, permitindo observar e acompanhar as atividades organizacionais da comunidade educacional, os caminhos e a coerência de aplicação do direcionamento administrativo na dialogicidade entre os sujeitos. Por fim, a metodologia utilizada foi a articulação da revisão bibliográfica, com fins exploratórios, permitindo expressar as ponderações sobre a gestão educacional da escola; delimitando a temática por meio de apontamentos referentes aos fundamentos normativos e legais que regulam a atividade profissional. Palavras-chave: Diretor escolar. Educação Infantil. Gestão escolar. Administração Educacional.

Biografia do Autor

Jéssica Veloso Morito, Universidade Federal de São Carlos Universidade Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo. Com interesse nas áreas de formação de professores e construções sociológicas para/na/da Educação.

Rodrigo Cortes Santos, Faculdade Pitágoras

Graduando em Administração pela Faculdade Pitágoras, Uberlândia, Minas Gerais

Downloads

Publicado

03-04-2020