AÇÕES DE EXTENSÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Flávio Adriano Borges Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Luana Costa Almeida Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Natália Sevilha Stofel Universidade Federal de São Carlos - UFSCar https://orcid.org/0000-0002-5928-3477
  • Alexandre Rodrigo Nishiwaki Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe a adoção de medidas sanitárias preconizadas à contenção da infecção pelo novo coronavírus. Diante de tal contexto, a partir do olhar de professores e professoras do nível superior e formadores/as das áreas de Educação e da Saúde, deparamo-nos com um grande desafio: o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e extensão de forma remota. Assim, o presente artigo tem como objetivo descrever as experiências decorrentes de ações extensionistas nas áreas em que temos atuado ativamente na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, a partir da retomada do semestre letivo com a implementação do ensino remoto. Pautados nos pressupostos de uma abordagem qualitativa, relatando experiências ligadas à "Formação de Professores que Ensinam Matemática" e "Educação em Saúde: Falando sobre LGBTQI+ com estudantes de graduação e profissionais da Estratégia Saúde da Família". Vislumbra-se apontar estratégias, sobretudo de comunicação, utilizadas na dinâmica formativa instituída e continuidade das ações nas atividades de extensão. Esperamos contribuir na discussão sobre práticas pedagógicas, instrumentos e ferramentas comunicacionais adotadas por professores/as universitários/as diante do distanciamento social e da continuidade de ações relevantes para a aprendizagem acadêmica, sobretudo, àquelas que se destinam ao debate teórico-metodológico do fazer docente nos ambientes virtuais de aprendizagem.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Educação pela FCT/UNESP, Presidente Prudente (SP). Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Flávio Adriano Borges, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Ciências. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem (DEnf) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Natália Sevilha Stofel, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Sou docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Alexandre Rodrigo Nishiwaki Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Sou docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Downloads

Publicado

20-04-2021

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)