AÇÕES DE EXTENSÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
A pandemia da COVID-19 trouxe a adoção de medidas sanitárias preconizadas à contenção da infecção pelo novo coronavírus. Diante de tal contexto, a partir do olhar de professores e professoras do nível superior e formadores/as das áreas de Educação e da Saúde, deparamo-nos com um grande desafio: o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e extensão de forma remota. Assim, o presente artigo tem como objetivo descrever as experiências decorrentes de ações extensionistas nas áreas em que temos atuado ativamente na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, a partir da retomada do semestre letivo com a implementação do ensino remoto. Pautados nos pressupostos de uma abordagem qualitativa, relatando experiências ligadas à "Formação de Professores que Ensinam Matemática" e "Educação em Saúde: Falando sobre LGBTQI+ com estudantes de graduação e profissionais da Estratégia Saúde da Família". Vislumbra-se apontar estratégias, sobretudo de comunicação, utilizadas na dinâmica formativa instituída e continuidade das ações nas atividades de extensão. Esperamos contribuir na discussão sobre práticas pedagógicas, instrumentos e ferramentas comunicacionais adotadas por professores/as universitários/as diante do distanciamento social e da continuidade de ações relevantes para a aprendizagem acadêmica, sobretudo, àquelas que se destinam ao debate teórico-metodológico do fazer docente nos ambientes virtuais de aprendizagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.