A CATEGORIA GRAMATICAL VERBO E QUESTÕES NORMATIVAS QUE ENVOLVEM O PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

Resumo

A presente investigação resultante de uma pesquisa de Mestrado está situada no campo da Linguística Aplicada (LA) por debater a categoria linguístico-gramatical verbo no contexto de ensino, bem como no contexto dialógico. Debatemos aqui as limitações dos aspectos normativos que envolvem a categoria gramatical verbo no Português Brasileiro especificamente no que diz respeito à conceptualização do verbo em coexistência de seu pragmatismo (AZEREDO, 2015; FERRAREZI JUNIOR, 2014; VIEIRA, 2018). O que observamos é que há definições normativas atribuídas ao verbo que, necessariamente, precisam ser repensadas devido à idiossincrasia exercida pela categoria verbo e que a Gramática tradicional (GT) não dar conta quando ela assume proporções linguísticas aplicadas.

Biografia do Autor

SHEILA FABIANA DE PONTES CASADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG.

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2005), é Especialista em Psicopedagogia Institucional (2011). Tem experiência na área de Educação nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental (É professora da rede pública municipal de Barra de Santa Rosa e Damião-PB). Atualmente, Mestra em Linguagem e Ensino, pela Universidade Federal de Campina Grande na Área de Estudos Linguísticos: Ensino de Línguas e Formação Docente.

EDMILSON LUIZ RAFAEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Tem Graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino - UFCG. Tem experiência na área de Lingüística e de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, práticas escolares de ensino de português e formação de professores.

Downloads

Publicado

05-12-2023