SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO EF REFLETINDO ACERCA DAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE VERBO

Autores

Resumo

Resumo: Neste artigo, apresentamos o resultado parcial de uma dissertação que se propôs realizar uma mediação didática com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) em uma escola pública na Paraíba. Para tanto, observamos como eram planejadas e realizadas as atividade didáticas e a partir desse trabalho de campo reconhecemos a necessidade de uma (re)orientação didática para elaboração das atividades voltadas ao ensino da categoria gramatical verbo. Nesse sentido, sugerimos aos participantes a construção de uma sequência de atividades, proposta que foi acolhida com bom ânimo. O objetivo desse estudo é verificar as contribuições metodológicas mobilizadas, via mediação, por meio do dizer dos professores. Então, para conhecermos as implicações pedagógicas da mediação, organizamos uma situação denominada de relato reflexivo a fim de que os participantes através da autorreflexão estabelecessem a relação teoria-prática ao seu fazer docente. A análise apontou que a sequência de atividades foi um instrumento para que a gramática da língua fosse compreendida como parte constitutiva dos enunciados produzidos e recepcionados.

Biografia do Autor

SHEILA FABIANA DE PONTES CASADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG.

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2005), é Especialista em Psicopedagogia Institucional (2011). Tem experiência na área de Educação nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental (É professora da rede pública municipal de Barra de Santa Rosa e Damião-PB). Atualmente, é aluna do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, em nível de Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal de Campina Grande na Área de Estudos Linguísticos: Ensino de Línguas e Formação Docente.

Downloads

Publicado

25-09-2019