DO CURSO DE MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES À FORMAÇÃO EM REDE: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E METODOLÓGICA DE AMPLO ALCANCE
Resumo
Este artigo evidencia a aplicabilidade da perspectiva teórico-metodológica do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares na formação docente. Embora originalmente voltado ao desenvolvimento de gestores, a metodologia do curso tem se mostrado eficaz também em processos formativos destinados a professores. Com o propósito de ampliar a formação continuada na rede municipal de Itaquaquecetuba, instituiu-se um espaço formativo que promove, por meio de trocas e interlocuções, a aproximação entre saberes relacionais e conceituais dos participantes. A abordagem fundamenta-se nas concepções de Charlot (2013) e no marco normativo do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (PRODITEC), instituído pela Portaria nº 481/2024, em consonância com o Decreto nº 8.752/2016. O curso contemplou a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, por meio das formações “A Creche: Direito dos Bebês e das Crianças Bem Pequenas” e “Recomposição das Aprendizagens: Desafios e Perspectivas no Ensino Fundamental”. Os resultados apontam que a metodologia de mentoria favorece o desenvolvimento profissional, fortalece redes colaborativas e amplia a circulação de saberes entre gestores e professores, contribuindo para a consolidação de uma cultura formativa contínua e orientada pelo prazer de aprender.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.