DO CURSO DE MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES À FORMAÇÃO EM REDE: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E METODOLÓGICA DE AMPLO ALCANCE

Autores

  • Amanda Roldão Soares
  • Taila Paula da Silva
  • Cláudia Alencar Lopes

Resumo

Este artigo evidencia a aplicabilidade da perspectiva teórico-metodológica do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares na formação docente. Embora originalmente voltado ao desenvolvimento de gestores, a metodologia do curso tem se mostrado eficaz também em processos formativos destinados a professores. Com o propósito de ampliar a formação continuada na rede municipal de Itaquaquecetuba, instituiu-se um espaço formativo que promove, por meio de trocas e interlocuções, a aproximação entre saberes relacionais e conceituais dos participantes. A abordagem fundamenta-se nas concepções de Charlot (2013) e no marco normativo do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (PRODITEC), instituído pela Portaria nº 481/2024, em consonância com o Decreto nº 8.752/2016. O curso contemplou a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, por meio das formações “A Creche: Direito dos Bebês e das Crianças Bem Pequenas” e “Recomposição das Aprendizagens: Desafios e Perspectivas no Ensino Fundamental”. Os resultados apontam que a metodologia de mentoria favorece o desenvolvimento profissional, fortalece redes colaborativas e amplia a circulação de saberes entre gestores e professores, contribuindo para a consolidação de uma cultura formativa contínua e orientada pelo prazer de aprender.

 

Biografia do Autor

Amanda Roldão Soares

Pós-graduada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Taila Paula da Silva

Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pela Anhembi Morumbi

Cláudia Alencar Lopes

Doutoranda pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

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Publicado

14-12-2025