DO RELATO À ANÁLISE: O MENTORIA COMO DISPOSITIVO DE TRANSFORMAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR E DA CONSTRUÇÃO DO PPP EM ITAQUAQUECETUBA
Resumo
Este artigo analisa o percurso formativo vivenciado por duas diretoras escolares, participantes da experiência piloto de mentoria promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba em 2023, e por uma técnica de secretaria que concluiu, no primeiro semestre do mesmo ano, o Curso de Mentoria de Diretores Escolares ofertado pela UFSCar. Por terem ocorrido antes da institucionalização do Programa Municipal de Mentoria pela Portaria nº 146.050/2025, essas formações configuraram iniciativas embrionárias que introduziram no município uma cultura profissional baseada na colaboração, na escuta qualificada e na mediação dialógica. A partir de um relato de experiência apresentado no II Simpósio Internacional Diretor em Foco, o texto discute como os saberes construídos no processo formativo têm influenciado práticas de gestão e fortalecido o papel pedagógico do diretor escolar, especialmente no que se refere à elaboração e ao uso do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Articulando as vivências das participantes aos referenciais de Luiz (2024), Charlot (2000) e Ball (2011), o estudo exprime que a mentoria impulsionou a incorporação de princípios formativos na atuação das equipes, permitindo que o PPP deixasse de ser visto apenas como exigência burocrática e passasse a ser reconhecido como instrumento orientador da gestão democrática e do trabalho coletivo nas escolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.