DO RELATO À ANÁLISE: O MENTORIA COMO DISPOSITIVO DE TRANSFORMAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR E DA CONSTRUÇÃO DO PPP EM ITAQUAQUECETUBA

Autores

  • Cláudia Alencar Lopes
  • Maria da Penha Alves de Matos Oliveira
  • Mônica Aquino Nunes Barbosa

Resumo

Este artigo analisa o percurso formativo vivenciado por duas diretoras escolares, participantes da experiência piloto de mentoria promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba em 2023, e por uma técnica de secretaria que concluiu, no primeiro semestre do mesmo ano, o Curso de Mentoria de Diretores Escolares ofertado pela UFSCar. Por terem ocorrido antes da institucionalização do Programa Municipal de Mentoria pela Portaria nº 146.050/2025, essas formações configuraram iniciativas embrionárias que introduziram no município uma cultura profissional baseada na colaboração, na escuta qualificada e na mediação dialógica. A partir de um relato de experiência apresentado no II Simpósio Internacional Diretor em Foco, o texto discute como os saberes construídos no processo formativo têm influenciado práticas de gestão e fortalecido o papel pedagógico do diretor escolar, especialmente no que se refere à elaboração e ao uso do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Articulando as vivências das participantes aos referenciais de Luiz (2024), Charlot (2000) e Ball (2011), o estudo exprime que a mentoria impulsionou a incorporação de princípios formativos na atuação das equipes, permitindo que o PPP deixasse de ser visto apenas como exigência burocrática e passasse a ser reconhecido como instrumento orientador da gestão democrática e do trabalho coletivo nas escolas.

Biografia do Autor

Cláudia Alencar Lopes

Doutoranda pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Maria da Penha Alves de Matos Oliveira

Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Campos Elíseos

Mônica Aquino Nunes Barbosa

Psicopedagoga pela Universidade Cruzeiro do Sul

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Publicado

14-12-2025