DA ADESÃO À PRÁTICA: O CURSISTA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO
Resumo
Este artigo, originado de um relato de experiência apresentado no II Simpósio Nacional Diretor em Foco, analisa o percurso que se estabelece entre a adesão formal registrada no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) e a materialização das práticas de gestão escolar no âmbito do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (PRODITEC), instituído pela Portaria nº 481, de 15 de maio de 2024. Reflete sobre o processo administrativo que envolve a adesão, responsabilidades decorrentes da assinatura do termo de compromisso e os mecanismos de acompanhamento previstos no regime de colaboração federativa. Destaca-se, ainda, o processo de institucionalização local realizado pelo município de Itaquaquecetuba mediante a Portaria Municipal nº 146.050, de 27 de janeiro de 2025, que consolida a política e lhe confere continuidade. A análise evidencia que a adesão somente se converte em prática quando o cursista, diretor ou técnico da secretaria, assume o compromisso ético e profissional de atualizar, reinterpretar e sustentar no cotidiano escolar os princípios formativos da política, atuando como agente de transformação em seu território educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.