DA ADESÃO À PRÁTICA: O CURSISTA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Cláudia Alencar Lopes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil
  • Daniela David Carvalho
  • Sandra Aparecida Nogueira da Silva

Resumo

Este artigo, originado de um relato de experiência apresentado no II Simpósio Nacional Diretor em Foco, analisa o percurso que se estabelece entre a adesão formal registrada no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) e a materialização das práticas de gestão escolar no âmbito do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (PRODITEC), instituído pela Portaria nº 481, de 15 de maio de 2024. Reflete sobre o processo administrativo que envolve a adesão, responsabilidades decorrentes da assinatura do termo de compromisso e os mecanismos de acompanhamento previstos no regime de colaboração federativa. Destaca-se, ainda, o processo de institucionalização local realizado pelo município de Itaquaquecetuba mediante a Portaria Municipal nº 146.050, de 27 de janeiro de 2025, que consolida a política e lhe confere continuidade. A análise evidencia que a adesão somente se converte em prática quando o cursista, diretor ou técnico da secretaria, assume o compromisso ético e profissional de atualizar, reinterpretar e sustentar no cotidiano escolar os princípios formativos da política, atuando como agente de transformação em seu território educacional.

Biografia do Autor

Cláudia Alencar Lopes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Doutoranda pela Federal de São Carlos (UFSCar)

Daniela David Carvalho

Pedagoga pela Universidade de Mogi das Cruzes

Sandra Aparecida Nogueira da Silva

Pedagoga pela Universidade Brás Cubas

Downloads

Publicado

14-12-2025