A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA NA METODOLOGIA PEDAGÓGICA DE MARIA MONTESSORI: UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Autores

  • Cleonice Maria Tomazzetti UFSM - UFSCar
  • Gabriela Costa Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Criança, Infância, Montessori

Resumo

O presente ensaio teórico abordará, como temática e discussão, a concepção de criança tendo por base de estudos a metodologia de Maria Montessori (1870-1952), médica, educadora e pedagoga italiana que propiciou um novo olhar à educação e aos estudos da criança pequena. Essa concepção abrange, contemporaneamente, diferentes eixos teóricos tendo em vista todo seu desdobramento histórico e social. Desse modo, o presente ensaio apresenta nossa compreensão de criança, assim como as características e implicações do seu método pedagógico que possuem relevância para a educação, tendo por base quatro de suas obras deixadas ao longo de sua vida. Assim, consideramos que os avanços e contribuições de Montessori são significativamente preciosos para o entendimento dessa concepção de criança e de infância desde o seu desenvolvimento, no entendimento acerca da liberdade de suas ações e na integralidade dessa criança, fundamentado em um ideal de educação para a vida.

Biografia do Autor

Cleonice Maria Tomazzetti, UFSM - UFSCar

Pedagoga. Metre e doutora em Educação. Professora do Magistério Superior na UFSM desde 1994, e na UFSCar desde 2014, como colaboradora junto ao DTPP/CECH. Atua como formadora de professores na licenciatura em Pedagogia, com ênfase no contexto disciplinar da didática e prática de ensino. É pesquisadora no Mestrado do PPGE/UFSM, e no Mestrado Profissional no PPGEP/UFSCar.

Gabriela Costa, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Foi bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Pedagogia "Alfabetização na perspectiva de Educação para Relações Étnico-raciais (2018-2018).  Foi bolsista CAPES novamente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)  no período 2020-2021.

Downloads

Publicado

08-12-2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)