EDUCAR NA DIVERSIDADE: UMA PERSPECTIVA SOBRE A ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Thalyta Nogueira de Araujo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Bianka Pires ANDRÉ
  • Maria Eugênia Ferreira TOTTI

Palavras-chave:

Deficiência visual, Aluno com deficiência, Educação Especial

Resumo

Educar na diversidade é sinônimo de ensinar em um contexto educacional no qual as diferenças individuais e as do todo, são destacadas e aproveitadas para enriquecer e flexibilizar o conteúdo curricular previsto. No que tange a deficiência visual, devido as suas características, singularidades e limitações; os alunos precisam de variadas formas de interação e recursos pedagógicos, bem como adequações no espaço escolar, para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e o estudante alcance o seu desenvolvimento de maneira global. Sendo assim, a presente pesquisa objetiva versar sobre a acessibilidade pedagógica em sala de aula, através da vertente da adaptação de materiais didáticos para alunos com deficiência visual. Posto isto, esta pesquisa apresenta diversas estratégias para a inclusão de alunos com esse tipo de deficiência através da adaptação de materiais didáticos. Visto que esses materiais adaptados contribuem para que a sala de aula seja vista pelo aluno, deficiente ou não, como um ambiente educativo interessante, onde os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica, atrativa e prazerosa. A escolha dos materiais ideais deve levar em conta a proposta pedagógica da Instituição de Ensino, a faixa etária dos alunos, suas potencialidades, limitações e os recursos disponíveis no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Thalyta Nogueira de Araujo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Graduada em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem pela UENF, onde desenvolve estudos sobre Educação Inclusiva sob orientação eminente da Profª. Drª. Nadir Francisca SantAnna. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) desenvolvendo projetos na área de Educação com foco em Ensino-Aprendizagem e Educação Inclusiva. Foi aluna de Iniciação Científica do Laboratório de Ciências Ambientais sob orientação do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Rezende, desenvolvendo estudos na área de Geoquímica Ambiental; participou do grupo de pesquisa Biogeoquímica de Ecossistemas Aquáticos da UENF em parceria com o CNPq. Estagiou na Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, atuando na coleta de dados para estatística pesqueira da Região Norte e Noroeste Fluminense do Rio de Janeiro.

Bianka Pires ANDRÉ

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB), Master em Comunicação e Educação pela Universidade Autonoma de Barcelona (UAB) , Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou em Barcelona como pesquisadora vinculada ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). Atualmente Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) no Laboratório de Estudo da Educação e Linguagem (LEEL/CCH), atuando como professora e coordenadora da disciplina de Didática no Curso de Pedagogia, professora do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), responsável pela disciplina de Questões Didáticas no Ensino Superior e Afetividade, Linguagem e Cultura: o novo cotidiano escolar, e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos da Educação, Tecnologia da Comunicação e Informação (GETIC/CNPQ), do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Migração e Infância (EMIGRA/UAB). Experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação inclusiva, integração escolar, minoria étnica, racismo e imigração brasileira.

Maria Eugênia Ferreira TOTTI

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (2008 - UENF). Professora-pesquisadora da UENF desde 2010 onde coordenou a Formação Pedagógica do Ensino a Distância (CEDERJ/UENF 2012-2016) e o PIBID (CAPES/UENF 2014-2018). Membro permanente dos programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Cognição e Linguagem (UENF). Linha de Pesquisa: Gestão compartilhada de recursos hídricos - aspectos institucionais, sociais e territoriais. Linha de ensino, pesquisa e extensão: educação ambiental, ensino de ciências, cidadania e participação social. Agraciada com a homenagem e reconhecimento pela atuação na fundação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI), concedida pelo próprio Comitê de Bacia (2017); Jovem Cientista do Estado - RJ (FAPERJ 2016 - 2019), e; Cientista do Nosso Estado - RJ (FAPERJ 2019 - 2022). Principais projetos financiados: FAPERJ (2008/ 2009/ 2016); CNPq (2014); UENF (Edital Agenda 2030 - 2019/ 2021) e (Edital de Extensão - 2011/ 2012/ 2019/ 2020/ 2021); Petrobrás (PEA-Pescarte - Linha de pesquisa: Participação e Efetividade Participativa - 2021 - 2024). Outras ações de extensão: 2009 (Parceria entre FAPERJ/ UENF/ Escola Municipal José do Patrocínio - EMJP), implantação de Laboratório de Ciências para o curso de pedagogia/UENF e para o ensino básico na EMJP; 2010 (Parceria entre MEC e UENF) organização de livro e curso de formação continuada para professores de ciências; por meio de suporte FAPERJ, a partir de 2016, tem sido desenvolvido material pedagógico voltado para a governança participativa de recursos naturais, com destaque para as águas, e oferecido minicursos para Escolas Públicas, visando a desmistificação e difusão de conhecimentos e vivências dentro dessa área.

Downloads

Publicado

05-12-2023