PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS

Autores

Resumo

Com o aumento de alunos deficientes visuais nas universidades existe a necessidade de um preparo dos professores. Estes alunos enfrentam diversas barreiras, desde metodológicas até mesmo de estrutura física, que dificultam o processo de aprendizagem e a permanência nas universidades. O objetivo desta pesquisa foi verificar, analisar e compreender a percepção dos professores de uma Universidade pública ao lidar com alunos deficientes visuais. Desse modo, foram entrevistados 32 professores universitários por meio de plataforma digital. Foi observado que apenas 16,1% dos entrevistados se sentem preparados para ministrar aula para um aluno deficiente visual e 40,6% acreditam que estes alunos possuem dificuldades para aprender. A maioria dos professores universitários entrevistados sente-se despreparado para lidar com alunos deficientes visuais, não apresenta formação pedagógica específica e a maioria não busca metodologias alternativas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, reforçando a necessidade de cursos de capacitação para estes profissionais, além da implantação da disciplina de Educação Especial e Inclusiva nos cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Isis de Oliveira Carvalho Demarque, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde atuou como Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e Monitora Voluntária da disciplina de Histologia Veterinária. Possui complementação pedagógica em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Mestre em Ciência Animal. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Camila do Nascimento Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Enfermeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2018). Autora da monografia intitulada Autocuidado de idosos após a alta hospitalar e as interlocuções com a enfermagem domiciliar, sob a orientação da Profª Dra. Edna Aparecida Barbosa de Castro. Possui experiência na área de urgência e emergência no SAMU, em Atenção Primária à Saúde referente à assistência e gestão no município de Juiz de Fora e em atendimento ambulatorial na Clínica de Psiquiatria HU-CAS da UFJF. Capacitada em Primeiros socorros pelas empresas juniores ACE Jr. e Medic Jr. e pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE) da UFJF (2017); em Ciências Médicas Forenses pela Renova Cursos (2017); em Técnicas Laboratoriais e Análises Forenses pela Liga Acadêmica de Toxicologia (LATOX -UFJF) (2018); aprimoramento em Enfermagem Oncológica pela Neoclínica Oncologia e Centro de Estudos Prof. Adauto Amin (2016). Possui proficiência em Leitura de Textos Acadêmicos em Inglês (2016) e Produção Escrita: parágrafos (2018) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Autocuidado e Processos Educativos em Saúde e Enfermagem (GAPESE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atuou no Projeto de Extensão Parasitoses Intestinais e Pediculose: prevenção em escolares do ensino fundamental, desenvolvido em escolas públicas do município de Juiz de Fora.

Thalyta Nogueira de Araujo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde desenvolve pesquisas sobre Educação Especial e Inclusiva no Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem (LEEL-UENF). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; em Educação Infantil e Alfabetização e em Educação Especial e Psicomotricidade. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e em Licenciatura em Biologia pela UENF. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) desenvolvendo projetos na área de Educação com foco em Ensino-Aprendizagem. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Educação Inclusiva, Educação Especial, Ensino de Ciências, Comunicação e Novas Tecnologias da Informação.

Downloads

Publicado

13-12-2021