O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO: DO CONTROLE AO RESPEITO INTEGRAL DO SABER

Autores

  • Renata Maria Moschen Nascente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Alice Cristina Breda Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

O presente artigo discute o papel social da escola. Assim, inicia-se com uma contextualização histórica do tratamento das crianças que caminha da não importância para o entrelace religioso que ressignificou o ser criança para a sua descoberta da inocência. Passa-se, então, para a verificação de que com a abertura das escolas para mais camadas da população fica claro seu funcionamento como mecanismo de controle e disciplina dos corpos infantis para serem úteis ao trabalho, formando uma microestrutura reprodutora das dinâmicas de produção e reprodução social. Então, chega-se à discussão acerca do papel social da escola, reconhecendo-se como premissa que nenhum aluno está vazio de conhecimentos prévios. Neste sentido o professor tem seu papel como direcionador dos saberes formais e individuais dos alunos para a construção de significado no projeto de vida dos alunos e do contexto do qual fazem parte, incluindo a escola, onde há diversidade de pensamentos, gêneros e raças. Aponta-se o gestor como principal mediador dessas questões por meio do intermédio escola-comunidade-governo, especialmente se fundada em uma gestão democrática. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a entrevista com professoras da rede pública municipal da cidade de Hortolândia - SP.

Biografia do Autor

Renata Maria Moschen Nascente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada em História pela UNESP (Franca, SP, 1986), mestra (2000) e doutora (2004) em Educação Escolar pela UNESP (Araraquara, SP). Foi professora das redes municipal (Campinas, SP), estadual (Campinas e São Carlos, SP) e privada (São Carlos, SP), nos ensinos fundamental e médio (1987-2005). Atuou no ensino superior público (UFSCar, 1999) e privado (Centro Universitário Central Paulista, São Carlos, 2003-2012), em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de administração, sistemas de informação, turismo, letras e formação de professores e gestores escolares. Foi diretora de escola (São Paulo, SP, 2008) e supervisora da rede estadual paulista (Araraquara, SP, 2009-2012). Desde 2013 é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Pedagogia Presencial e a Distância e como vice-coordenadora (2013) e coordenadora do Curso de Pedagogia Presencial da UFSCar (2014-2017). Suas áreas de interesse e pesquisa são a administração e organização educacional e escolar, a formação de professores, coordenadores e diretores de escola e a indisciplina em contextos escolares.

Alice Cristina Breda, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Adventista de São Paulo (2011-2014). Concursada na Prefeitura de Hortolândia, SP, no cargo de Agente de Políticas Sociais - Educador Infantil, atuando com crianças de 0 a 6 anos (2015 - atual).

Downloads

Publicado

31-08-2022