EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

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Resumo

Resumo O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento de uma ação formativa oferecida por uma universidade pública aos professores(as) de uma escola municipal de ensino fundamental de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. A ação foi desenvolvida em função de uma solicitação da própria escola por auxílio para melhor compreender e enfrentar as conflitualidades e ocorrências de violência em seu cotidiano. Para atender a essa demanda, uma equipe de trabalho da universidade, composta por duas docentes, duas estudantes de graduação do curso de pedagogia e uma estudante do mestrado em educação, elaborou e desenvolveu uma atividade de extensão denominada Educação em Direitos Humanos – EDH. O planejamento da ação baseou-se na premissa de que a EDH, quando incorporada ao cotidiano escolar, teria o potencial de aprimorar as relações interpessoais, tendo como resultado a diminuição de conflitualidades e atos de violência. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como instrumentos observações em loco e um questionário. Concluiu-se que, não obstante diversos percalços e dificuldades, a ação formativa foi um passo importante, tanto para a equipe de formadoras como para os(as) que dela participaram, para a compreensão da complexidade e da multifatorialidade da violência na escola e da necessidade de estudá-la tanto em uma perspectiva teórica, como prática, experiencial, em cada unidade escolar. Palavras-chave: Violência na escola. Formação docente. Educação em Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Renata Maria Moschen Nascente, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Educação Gestão Educacional e Escolar

Jennifer Catarine da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar - Câmpus de São Carlos

Cassiana Gardini Franco, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação - PPGE/UFSCar

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Publicado

02-12-2020