O CONTEXTO DA LEI 12.796/13 E O ENTENDIMENTO DE EDUCADORES E FAMILIARES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rafaela Marchetti UFSCar

Resumo

RESUMO: As Políticas Públicas e a obrigatoriedade escolar estabelecem perspectivas com relação à Educação e à vida escolar de crianças e adolescente, e foi pensando nesta conjuntura que esta pesquisa foi desenvolvida em 2015, tendo como objetivo principal identificar concepções de profissionais (gestoras, professoras, funcionárias) e familiares acerca das práticas pedagógicas e do ensino e aprendizagem de escolas municipais da Educação Infantil (EI), no interior do estado de São Paulo. Na época, o contexto da Lei 12.796/13, que estava entrando em vigor, trazia muitas indagações e dúvidas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis participantes de três escolas: uma gestora; duas professoras; uma funcionária e dois familiares. Algumas perspectivas acerca da EI foram destacadas pelos participantes, como: possibilitar a socialização; desenvolver na criança uma possível autonomia; e reforçar comportamentos socialmente aceitos, com perspectivas adaptativas relacionadas aos limites e regras. Os docentes consideravam que a vida social da criança só tinha início no momento em que ela adentrava no âmbito escolar por isso defendiam esta entrada o quanto antes, pois assim as crianças teriam menos dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem, e em sua escolarização. Os familiares participantes depositavam suas esperanças na educação e na escola como algo que mudaria o futuro de seus filhos, suas condições econômicas (trabalho ou emprego), sem questionar ações educativas e pedagógicas das instituições. Palavras-chave: Educação Infantil; Práticas Pedagógicas; Lei 12.796/13.

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Publicado

06-12-2019