PARCERIA UNIVERSIDADE-MUNICÍPIO: DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO DE AMBIENTE FORMATIVO PARA GESTORES

Autores

  • Marcos da Silva Morales
  • Keli Brazuti Ramos
  • Kamila Cruz Willenshofer

Resumo

Este relato de experiência apresenta o processo de implementação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Ava Itaquá, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. A ação ocorreu em 2025, no contexto do Curso de Aperfeiçoamento e Mentoria de Diretores Escolares, cuja metodologia exigia encontros síncronos, salas temáticas e integração eficiente entre ferramentas digitais. O trabalho foi conduzido por três técnicos da Secretaria, professores da educação básica com saberes prévios em tecnologias, mas sem formação específica para criação e gestão de ambientes virtuais. A experiência evidenciou desafios relacionados à plataformização da formação continuada e à necessidade de desenvolver novos saberes tecnológicos, práticos e relacionais durante a execução do projeto. A parceria com a UFSCar foi determinante para a viabilidade técnica e pedagógica da proposta, possibilitando a criação de um ambiente virtual próprio com baixo custo para o município e forte protagonismo dos profissionais envolvidos. Os resultados indicam que a formação continuada, quando articulada à prática e apoiada institucionalmente, contribui para a consolidação de políticas públicas e para o desenvolvimento profissional dos sujeitos que atuam na educação.

Biografia do Autor

Marcos da Silva Morales

Pedagogo com especialização em docência no ensino superior pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Keli Brazuti Ramos

Pedagoga pela UNISUZ (Faculdade Unida de Suzano)

Kamila Cruz Willenshofer

Pedagoga com especialização em alfabetização e letramento pela Universidade Cruzeiro do Sul

Downloads

Publicado

14-12-2025