AS PLANTAS AO NOSSO REDOR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Michael Teixeira dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Rafaela Correia Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A utilização de plantas pelos seres humanos tem sido registrada como interação muito antiga. Hoje, o campo da Biologia dedicado aos estudos das plantas chama-se Botânica. Mas mesmo com um campo da ciência dedicado ao seu estudo, enfrentamos um fenômeno conhecido como Impercepção Botânica e combater esse fenômeno é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável, uma vez que grandes áreas verdes têm sido suprimidas. As escolas de educação básica, com seu caráter formador, também devem propor ações para evidenciar a importância da Botânica, porém têm surgido dificuldades na aplicação do tema em salas de aula. Uma alternativa é a utilização de sequências didáticas, visando o aprendizado através de organização metodológica que estimule o interesse e o conhecimento. Assim, este trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em um colégio de aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Michael Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciando em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Ana Rafaela Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

19-08-2025