AS PLANTAS AO NOSSO REDOR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A utilização de plantas pelos seres humanos tem sido registrada como interação muito antiga. Hoje, o campo da Biologia dedicado aos estudos das plantas chama-se Botânica. Mas mesmo com um campo da ciência dedicado ao seu estudo, enfrentamos um fenômeno conhecido como Impercepção Botânica e combater esse fenômeno é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável, uma vez que grandes áreas verdes têm sido suprimidas. As escolas de educação básica, com seu caráter formador, também devem propor ações para evidenciar a importância da Botânica, porém têm surgido dificuldades na aplicação do tema em salas de aula. Uma alternativa é a utilização de sequências didáticas, visando o aprendizado através de organização metodológica que estimule o interesse e o conhecimento. Assim, este trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em um colégio de aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.