DESAFIOS MATEMÁTICOS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marcela Cardoso Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Rafaela Correia Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este relato de experiência descreve a implementação de um Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) com a temática de desafios matemáticos, aplicado a alunos do 9º ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG. O GTD foi ministrado por uma licencianda em Matemática, com o objetivo de estimular o raciocínio lógico, a resolução criativa de problemas e a cooperação entre os estudantes. As atividades propostas incluíram a "Disputa de tempo entre equipes", o "Jogo das estações" e a "Caça ao tesouro matemático", todas desenvolvidas em um ambiente lúdico e competitivo. Os resultados evidenciaram o engajamento dos alunos, a melhoria na capacidade de trabalho em equipe e a superação de desafios matemáticos de forma colaborativa. A experiência reforçou a importância de metodologias ativas e interativas no ensino da Matemática, contribuindo tanto para a formação dos estudantes quanto para a prática docente da licencianda.

 

Biografia do Autor

Marcela Cardoso Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licencianda em Matemática pelo Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Rafaela Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

19-08-2025