NARRATIVAS VISUAIS: A PRODUÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM COMO EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES

Autores

  • Aline Cristina de Souza Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Ana Carolina Aparecida Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este artigo relata a experiência e os resultados obtidos por uma monitora ao utilizar o audiovisual como ferramenta de ensino e aprendizagem no Centro Pedagógico da UFMG, por meio do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) de Narrativas Visuais: Curta-Metragem. O projeto tinha como objetivo incorporar o cinema à educação e à política, em consonância com as diretrizes da LDBEN, que preveem a exibição de filmes nacionais como recurso didático. A abordagem adotada foi baseada nos estudos de Migliorin, que propõe o cinema como um processo pedagógico ativo, e de Belloni, que destaca a autodidaxia dos estudantes na mídia-educação. Dessa forma, o GTD proporcionou aos alunos a oportunidade de assistir a curtas-metragens e criar suas próprias produções, expressando suas perspectivas e desenvolvendo uma compreensão crítica do audiovisual.

Biografia do Autor

Aline Cristina de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEEDU) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Ana Carolina Aparecida Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Aluna graduanda de Letras-Licenciatura com ênfase em Língua Portuguesa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado

19-08-2025