NARRATIVAS VISUAIS: A PRODUÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM COMO EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES
Resumo
Este artigo relata a experiência e os resultados obtidos por uma monitora ao utilizar o audiovisual como ferramenta de ensino e aprendizagem no Centro Pedagógico da UFMG, por meio do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) de Narrativas Visuais: Curta-Metragem. O projeto tinha como objetivo incorporar o cinema à educação e à política, em consonância com as diretrizes da LDBEN, que preveem a exibição de filmes nacionais como recurso didático. A abordagem adotada foi baseada nos estudos de Migliorin, que propõe o cinema como um processo pedagógico ativo, e de Belloni, que destaca a autodidaxia dos estudantes na mídia-educação. Dessa forma, o GTD proporcionou aos alunos a oportunidade de assistir a curtas-metragens e criar suas próprias produções, expressando suas perspectivas e desenvolvendo uma compreensão crítica do audiovisual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.