A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR MEIO DO PROGRAMA IMERSÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO GTD DE OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

Autores

  • Aline Cristina de Souza Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Lorranny Gabriel Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este artigo tem a finalidade de relatar e discutir a experiência da graduanda participante do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG, ministrando o GTD de Oficina de Escrita Criativa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da oficina com intuito de fomentar a leitura e compreensão de diversos gêneros textuais, além de promover o letramento literário dos estudantes. Tudo isso a partir da visão de uma docente em formação inicial, com os primeiros contatos dentro de sala de aula, seguindo os preceitos de Letramento Literário (Cosson, 2007), Leitura literária (Paulino, 2004) e escrita com intenção artística (Tauveron, 2014). Os resultados obtidos ressaltam a importância da prática de leitura para o aprimoramento da escrita, transformando os estudantes em autores e não apenas em escritores, buscando inovar na prática de leitura e escrita de vários gêneros textuais. Desse modo, as experiências vivenciadas ao ministrar o GTD contribuíram tanto para os estudantes, com um momento de melhorar leitura e escrita, bem como para a autora, que teve um dos seus primeiros momentos comandando uma sala de aula.

Biografia do Autor

Aline Cristina de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Lorranny Gabriel Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Letras Licenciatura Português e Espanhol pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

19-08-2025