A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR MEIO DO PROGRAMA IMERSÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO GTD DE OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA
Resumo
Este artigo tem a finalidade de relatar e discutir a experiência da graduanda participante do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG, ministrando o GTD de Oficina de Escrita Criativa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da oficina com intuito de fomentar a leitura e compreensão de diversos gêneros textuais, além de promover o letramento literário dos estudantes. Tudo isso a partir da visão de uma docente em formação inicial, com os primeiros contatos dentro de sala de aula, seguindo os preceitos de Letramento Literário (Cosson, 2007), Leitura literária (Paulino, 2004) e escrita com intenção artística (Tauveron, 2014). Os resultados obtidos ressaltam a importância da prática de leitura para o aprimoramento da escrita, transformando os estudantes em autores e não apenas em escritores, buscando inovar na prática de leitura e escrita de vários gêneros textuais. Desse modo, as experiências vivenciadas ao ministrar o GTD contribuíram tanto para os estudantes, com um momento de melhorar leitura e escrita, bem como para a autora, que teve um dos seus primeiros momentos comandando uma sala de aula.
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