HORTA SUSPENSA NA ESCOLA: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM AULAS DE BIOLOGIA

Autores

  • Januza Vasconcelos Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-7400-0834
  • Paula Ernestina Cardoso UFSM,Universidade Federal de Santa Maria [https://ror.org/01b78mz79]
  • Camila Salgado Lemke FURG - universidade federal de rio grande

Palavras-chave:

: Horta suspensa; Plantas medicinais; Educação Ambiental; Ensino de Biologia.

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido para a disciplina de Didática do Ensino de
Biologia do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, foi realizado em uma
escola pública municipal, situada na região central da cidade de Pelotas – RS, tendo como
objetivos, levar conhecimentos sobre plantas medicinais e também estimular atividades de
cooperação entre os alunos através do trabalho em equipe, na construção de uma horta suspensa
na escola, valorizando os conhecimentos prévios-populares, traçando uma ponte entre os
mesmos e o conhecimento científico. A pesquisa está amparada na pesquisa-ação, onde foram
desenvolvidos dois encontros, o primeiro serviu para avaliar o conhecimento prévio dos
estudantes sobre o tema Plantas Medicinais, através de um jogo de perguntas sobre o assunto, e
no segundo encontro foi construída uma horta suspensa. Por fim, foi aplicado um questionário
contendo três perguntas dissertativas acerca dos pontos positivos, negativos e sugestões por
parte dos estudantes. Também foi adotado pelas pesquisadoras um diário de campo para os
registros que julgassem pertinentes. Concluiu-se então que, os alunos, de modo geral, foram
participativos e curiosos. Mostraram ter um considerável conhecimento prévio sobre as plantas
medicinais e a confecção da horta ocorreu como o esperado.

Biografia do Autor

Januza Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Maria

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas Visconde da Graça -IFSul/CaVG. Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Possui experiência na área da educação básica, no ensino fundamental com a disciplina de Ciências através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID 2018-2020). Também foi bolsista do Projeto de Extensão Vida de Inseto da UFPel (2020). Foi estagiária no Laboratório de Genética Vegetal da UFPel (2019-2021). Especialista em Docência e Prática do Ensino de Ciências e em Tecnologias Aplicadas à Educação. Também possui experiência no ensino médio com a disciplina de Biologia, atuando como bolsista no Programa Residência Pedagógica (2020-2021). Atualmente está cursando Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

05-12-2023