CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar as concepções de avaliação da aprendizagem de um grupo de professoras dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Itambé. É uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas com 04 docentes de uma escola pública dos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados apresentados estão organizados em duas categorias: As professoras e suas concepções sobre avaliação da aprendizagem e A docência em sala de aula e as práticas avaliativas e são discutidos com base em estudiosos da avaliação e dos saberes docentes. A conclusão aponta que há relação entre o saber experiencial e a atuação profissional, especificamente nos processos de avaliação.

Biografia do Autor

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente da graduação e dos programas de pós-graduação em Ensino (mestrado e doutorado) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (mestrado).

Naira Santos Gomes, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Graduada em Geografia (UESB) e Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Elane Dias da Silva e Santos, Prefeitura Municipal de Itambé-BA

Graduada em Pedagogia (UESB) e Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

05-12-2023