A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA NEUROPSICOLOGIA PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Amanda Luíza Messias Matos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Matheus Svóboda Caruzo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Neurociências, Neuropsicologia, Aprendizagem, Educação

Resumo

A Neuropsicologia atua principalmente sobre as funções cognitivas. Tais informações são de grande relevância para o campo da educação. Em contrapartida, acredita-se que ainda possa haver uma defasagem em relação ao conhecimento dessa ferramenta pelos educadores, em especial aqueles que atuam em instituições públicas de ensino. Por isso, este estudo objetivou investigar a importância do aprendizado sobre Neuropsicologia para a atuação dos docentes e a realização das práticas pedagógicas. Utilizou-se um questionário virtual, através do Google Forms, contendo 41 questões, para investigar a temática. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva para análise dos dados coletados. Participaram do estudo 102 educadores com atuação na Educação Infantil e os ensinos Fundamental I e II, com matrículas ativas na Educação pública dentro do Estado do Rio de Janeiro. Através dos resultados obtidos, é pertinente afirmar que a Neuropsicologia e seus estudos e atuação pode contribuir para as práticas pedagógicas e, consequentemente, para a atuação dos educadores, de diversas formas. No entanto, há um déficit na transmissão de conhecimentos neurocientíficos nas formações em docência, se fazendo necessário a realização de cursos e formações continuadas para melhor qualificação para esses profissionais.

Biografia do Autor

Matheus Svóboda Caruzo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ) (2021). Psicólogo pela UFRRJ (2019). Pesquisador do Laboratório de Medidas em Psicologia (LABMEDI/UERJ). Professor-autor da pós-graduação em Neuropsicologia Clínica da Faculdade Descomplica, ministrando as disciplinas Transtornos Neuropsiquiátricos na Infância e Técnicas em Reabilitação Neuropsicológica. Atuação clínica com ênfase em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia. Atuação acadêmica com foco em relacionamentos amorosos, pornografia e homossexualidade através de métodos quantitativos/psicometria.

, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DEPSI/UFRRJ) e Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ), além de Professora Colaboradora do Programa Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD), do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (linha de pesquisa: Neurociência e psicologia clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc SATEPSI. Coodenadora e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN) e ST3M²-C: Estudos sobre Empoderamento de Meninas e Mulheres na Ciência. Integrante do GT Neuropsicologia (ANPEPP). Representante regional RJ da SBNP - 2016-2017. Tem como foco de pesquisa: Avaliação psicológica, Neuropsicologia: Avaliação e Intervenção (crianças, adolescentes e adultos), Construção e adaptação de instrumentos, Inovação tecnológica, Empoderamento feminino na Ciência.

Downloads

Publicado

05-12-2023