AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - UMA BREVE ANÁLISE DAS MODALIDADES: DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA

Autores

  • Ricardo Gavioli de Oliveira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Amôna Almeida Mota Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Jayne Araújo de Sousa Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Resumo

Esta pesquisa teve por finalidade analisar, problematizar e identificar a importância da avaliação concernentes aos conceitos e funções, mediante as seguintes modalidades: Diagnóstica, Formativa e Somativa. Como método de pesquisa optou-se por explorar em fontes bibliográficas e documentos que aprimorassem as ideias, e abordassem diferentes conceitos relacionados ao tema proposto. Observa-se que nesta pesquisa, foi possível analisar as modalidades de avaliação com um olhar mais amplo e crítico, onde veio a contribuir para o nosso processo de produção do conhecimento. Percebe-se que essas modalidades de avaliação proporcionam diferentes espaços de aprendizagem, e que são consideradas como um fator primordial para o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos, bem como pode se verificar o quão importante é a avaliação durante o decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Todos esses aspectos contribuíram para obtermos novos conhecimentos sobre o processo avaliativo, e possibilitaram uma melhor compreensão no tocante ao assunto, e uma maior proximidade com as ideias dos diferentes autores abordados

Downloads

Publicado

03-05-2022