PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA E O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PONTOS DE ENCONTRO E AFASTAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

Educação científica, Diálogo Epistemológico, , Formação de professores

Resumo

Sendo a educação o principal meio para a construção de conhecimentos científicos e para a promoção de atitudes comprometidas com a preservação da natureza e com o exercício da cidadania, faz-se necessário intensificar discussões que contribuam para o desenvolvimento de um ensino de ciências de boa qualidade. Usando a metodologia dialética, numa pesquisa de revisão bibliográfica, este artigo procura estabelecer um debate entre as linhas pedagógicas CTS e PHC de educação em ciências. O objetivo é entender os pontos de encontro e de afastamento entre elas, bem como discutir como essas duas linhas educacionais contribuem com um ensino de ciências comprometido com a formação para a cidadania e a transformação da sociedade. Os resultados mostram que existem convergências importantes no que se refere a formação de professores, ao papel dos professores, as estratégias didáticas e os objetivos fundamentais dessas abordagens para a educação – construir uma sociedade partícipe no direcionamento das atividades científico-tecnológicas e agentes de transformação político-social. Em contrapartida, divergências foram encontradas no que diz respeito ao tratamento dos conteúdos escolares e a própria visão da ciência.

Biografia do Autor

Grasielle Sousa Bulhões, Universidade Federal do Vale de São Francisco

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UESF). Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Participa do Grupo de Pesquisa em educação Científica e Movimento CTS.

Downloads

Publicado

05-12-2023