AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR

Autores

  • Evelyn de Oliveira Souza Prefeitura Municipal de Campinas
  • Roberto Marcos Gomes de Onófrio Filiação: Prefeitura Municipal de Hortolândia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o modo como a avaliação formativa pode contribuir para os alunos com baixo rendimento escolar, bem como compreender a importância de se refletir sobre as formas de avaliar que estão presentes no cotidiano, dado que os métodos avaliativos não devem ser tratados como forma de dominação e nem dever ter como propósito a classificação dos alunos. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados bibliográficos e entrevista realizada com quatro professores do Ensino Fundamental com enfoque qualitativo. Segundo os resultados obtidos o modo como se avalia reflete no processo de ensino-aprendizagem do aluno, nesta perspectiva a avaliação formativa pode ser um instrumento eficaz para o desenvolvimento da aprendizagem, pois colabora com a formação integral dos educandos.

Biografia do Autor

Evelyn de Oliveira Souza, Prefeitura Municipal de Campinas

Possui Graduação em Pedagogia pela UNICAMP, pós-graduanda pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), professora de ensino fundamental pela Prefeitura Municipal de Campinas.

Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Filiação: Prefeitura Municipal de Hortolândia.

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Música pela UNICAMP, Pós-doutorado em Educação pelo DTPP da UFSCar, Pedagogia e Licenciatura em Artes Visuais pela FACEL. Pesquisador nas temáticas educação musical, ensino a distância, tecnologia aplicada à educação. Experiência como orientador de TCC do curso de educação Musical da UFSCAR. Professor de instrumento Musical, Teoria, Harmonia e também professor da educação infantil da Prefeitura Municipal de Hortolândia.

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Publicado

13-12-2021