FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A RELAÇÃO DO SABER TEÓRICO NA PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

Resumo

O objetivo da pesquisa é compreender a relação dos saberes adquiridos pelos(as) professores(as), em cursos de formação continuada e sua aplicação no contexto da prática educativa. A questão-problema que norteou este estudo foi: como você espera que a construção de seus novos conhecimentos atinja os seus alunos e alunas, de modo a transformar a maneira como estes são ensinados e adquirem os seus conhecimentos? A abordagem metodológica é pesquisa biográfica, a partir da análise dos relatos de 15 professores(as) que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, coletados a partir de um questionário. Os resultados obtidos foram organizados em três categorias analíticas indutivas: saber ensimesmado, a relação com saber profissional e o saber engajado, que foram discutidas a partir dos estudos feitos por Charlot (2000), Delory-Momberger (2008) e Foucault (2008). Essas categorias trouxeram evidências sobre as relações dos saberes docentes e seu processo de aquisição, bem como, a motivação. Pode-se dizer então, a respeito dos saberes: o porquê e o para que o investimento na formação, no sentido de qualificar a atuação junto aos estudantes, com destaque para a relação do saber para com o outro, como meta a ser alcançada e refletida, por todos os professores.

Biografia do Autor

Fabrina Terezinha Falaguasta Barbosa Scaglia, Prefeitura Municipal de Hortolândia-SP

Professora da Rede Municipal de Hortolândia. Atualmente nos anos iniciais da Alfabetização do Ensino Fundamental, com experiência na Educação Infantil e na Contação de Histórias. Formada em Pedagogia (Claretiano), pós-graduanda em Alfabetização e Letramento (IBRA) e em Relação com o Saber (UFSCar). Formações anteriores: Técnico em Alimentos (SENAI), Administração (PUCC), Auditor Líder da Qualidade (BVQI), Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (INPG), com experiência em Laboratórios e Auditoria Interna da Qualidade e do Meio Ambiente em Multinacional de grande porte na Área de Bebidas.

Viviane Cardoso da Silva, Orientadora de Polo na UNIVESP/Hortolândia. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil"

Doutoranda em Educação pela UNICAMP, Campinas - São Paulo. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba - São Paulo.

Downloads

Publicado

11-12-2022