A MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DOCENTE COMO MEIO DE SUPERAR O FRACASSO ESCOLAR E COMPREENDER OS SABERES DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de estudos teóricos e de pesquisas acerca do fracasso escolar e sobre a construção do saber na tentativa de compreender como o professor que atua nas salas de alfabetização com alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental motiva a aprendizagem das crianças, de modo que possam abranger-se dos saberes de seus alunos para superarem o fracasso escolar. Em primeiro lugar procurou-se entender os conceitos acerca do sucesso e do fracasso escolar sobre a perspectiva dos estudos de Charlot (2000, 2013) e dos pressupostos esperados para que o aluno de primeiro e segundo ano possa ser considerado alfabetizado dentro das normas e leis da educação brasileira, atingindo assim o êxito escolar. Em seguida, realizou-se uma reflexão sobre o sentido da aprendizagem para o aluno e o que o motiva ou mobiliza a aprender. Por fim, avaliamos os dados da pesquisa on-line realizada com 13 professoras alfabetizadoras da rede municipal de Hortolândia e analisamos o que elas dizem acerca da construção de saber de seus estudantes, as práticas e estratégias que utilizam em da sala de aula para motivar seus alunos a fim de superarem o fracasso escolar.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Carrara Ferreira, Professora da Educação Básica 1 da Prefeitura Municipal de Hortolândia, São Paulo

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade São Francisco, Campus Campinas - São Paulo Graduada em Pedagogia, pela Anhanguera Educacional de Campinas - São Paulo.

Viviane Cardoso Da Silva, Orientadora de Polo na UNIVESP/Hortolândia. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil"

Doutoranda em Educação pela UNICAMP, Campinas - São Paulo

Downloads

Publicado

11-12-2022