APRENDENDO A CUIDAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPERIÊNCIA COM GRUPO ON-LINE EM SAÚDE MENTAL

Autores

Resumo

Apresentamos a análise de uma experiência de assistência estudantil no contexto da pandemia por COVID-19, com foco na construção da grupalidade da equipe de trabalho enquanto ferramenta e processo significativos de aprendizagem e formação em saúde mental. A ação de formação-cuidado ocorreu no formato de grupo remoto de acolhimento em saúde mental, vinculada ao Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil-PIAPE, voltado à população universitária. A equipe foi composta por uma professora, uma estudante bolsista e cinco estudantes voluntários, vinculados ao curso de graduação em Psicologia. A sistematização da experiência apoia-se em Holliday (2006), que considera cinco etapas: participação e registro da experiência (objetivo, sistematização, aspectos centrais de interesse); reconstrução da história e classificação das informações; análise, síntese e interpretação crítica do processo; conclusões e comunicação da aprendizagem. Como resultados destacamos os analisadores: i. A equipe como grupo e grupalidade; ii. Modalidade da supervisão como dispositivo instituinte; iii. Eu e o meu outro (estudantes cuidando de estudantes); iv. Formação para grupos. Concluímos que a grupalidade colaborativa e afetiva desenvolvida na e pela equipe, foi o diferencial da experiência, materializada em práxis verdadeira, levando-nos a recomendar este modelo em novos grupos e cenários.

Biografia do Autor

Luciana Nogueira Fioroni, universidade federal de são carlos - ufscar

psicóloga, docente associada do departamento de psicologia e do programa de pós graduação em gestão da clínica - UFSCar

Raiane Silva Sousa, curso de psicologia - universidade federal de são carlos - ufscar

graduanda do curso de psicologia - universidade federal de são carlos - ufscar

Carolina Pedrini, curso de psicologia - universidade federal de são carlos - ufscar

graduanda do curso de psicologia - universidade federal de são carlos - ufscar

Israel Roberto de Rienzo, universidade federal de são carlos - ufscar

graduando do curso de psicologia - universidade federal de são carlos - ufscar

Mariana Casarotto, universidade federal de são carlos - ufscar

graduanda do curso de psicologia - universidade federal de são carlos - ufscar

Maria Gabriela Tasca Chaguri, universidade federal de são carlos - ufscar

graduanda do curso de psicologia - universidade federal de são carlos - ufscar

Sarah Masetto Rodrigues, universidade federal de são carlos - ufscar

formanda do curso de psicologia - universidade federal de são carlos - ufscar

Downloads

Publicado

20-04-2021

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)