RODA VIVA DO SUS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ARTICULAÇÃO COM SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

Resumo

Relato de experiência acerca da organização de uma atividade integrada envolvendo duas disciplinas, inspirada no programa Roda Viva da Fundação Padre Anchieta e destinada a estudantes do primeiro semestre do primeiro ano de graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, visando aproximação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na dinâmica estão envolvidos professores, alunos e profissionais de saúde convidados. A atividade é realizada em dois encontros. O primeiro, envolve a discussão entre discentes para a formulação de questões sobre a temática e indicação de dois estudantes para mediação. No segundo encontro, assim como no programa Roda Viva, os alunos sentam-se em círculo, com os convidados ao centro e os mediadores estimulam a discussão por meio de questões-chave aos convidados. Os demais estudantes complementam as questões interagindo com os convidados. Havendo algum aluno com habilidade para desenho, esse é convidado a realizar ilustrações dos convidados. A atividade mostra-se potente em favorecer a reflexão crítica sobre o SUS, o desenvolvimento de um processo ativo de ensino-aprendizagem, bem como a aproximação com saberes e experiências relacionados à atuação do enfermeiro no SUS. A dinâmica tem sido bem avaliada pelos estudantes e convidados, sendo que os primeiros têm demonstrado organização, responsabilidade e protagonismo.

Biografia do Autor

Silvana Martins Mishima, Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Professor Titular junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora da área de Enfermagem em Saúde Coletiva

Silvia Matumoto, Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Professor Associado junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora da área de Enfermagem em Saúde Coletiva

Cinira Magali Fortuna, Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Professor Associado junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora da área de Enfermagem em Saúde Coletiva

Angelina Lettiere-Viana, Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Professor Doutor junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora da área de Enfermagem em Saúde Coletiva

Luciana Barizon Luchesi, Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Professor Doutor junto ao Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora da área de História da Enfermagem

Kelly Graziani Giacchero Vedana, Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Professor Doutor junto ao Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora da área de Enfermagem em Saúde Mental

Tauani Zampiere Cardoso, Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Professor Doutor junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora da área de Enfermagem em Saúde Coletiva

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-04-2021

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)