A PANDEMIA DE COVID-19 E A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autores

  • Adriana Barbieri Feliciano
  • Cinira Magali Fortuna
  • Monica Vilchez da Silva
  • Karen da Silva Santos
  • Priscila Norié de Araujo
  • Ana Beatriz da Costa Franceschini

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões sobre a pandemia da Covid-19 e a Educação Permanente em Saúde (EPS) à luz de alguns conceitos da análise institucional. O Brasil dispõe de uma política nacional de EPS desde 2004, formulada com a proposta de colocar em análise e movimento a formação inicial dos trabalhadores de saúde, a formação que ocorre no mundo do trabalho incluindo aquela que se faz em instâncias de participação e controle social e a que se faz nos processos de gestão. São reflexões produzidas em uma pesquisa participativa, modalidade pesquisa intervenção, com o referencial da análise institucional francesa e vinculadas a iniciativa do Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS). Apresentaremos em três tópicos alguns aspectos que a pandemia da Covid-19 mostrou sobre a potência e impotência da EPS no contexto do SUS. São eles: O caminho se faz caminhando: a pandemia coloca os pesquisadores em EPS; Heroísmo versus humanidade; Coordenação de cuidados e relações de poder. Concluímos que nos processos de institucionalização há capturas mas também há possibilidades de pequenas aberturas e deslocamentos, que indicam mudanças possíveis, mesmo em meio ao caos que a pandemia nos provoca.

Biografia do Autor

Adriana Barbieri Feliciano

Pós Doutorado. Professora Associada III vinculada ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Área de atuação: saúde coletiva, atenção primária em saúde, educação permanente em saúde.

Cinira Magali Fortuna

Pós Doutorado. Professora vinculada ao Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Área de atuação: saúde coletiva, saúde da família e educação permanente em saúde.

Monica Vilchez da Silva

Mestrado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, Diretora do Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS - CDQ-SUS do Departamento Regional de Saúde de Araraquara. Atuação: saúde coletiva, educação permanente em saúde.

Karen da Silva Santos

Mestrado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo & Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Limoges, França. Atuação: saúde coletiva, educação em saúde, vigilância em saúde.

Priscila Norié de Araujo

Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Área de atuação: Saúde coletiva. práticas, saberes e políticas de saúde.

Ana Beatriz da Costa Franceschini

Diretora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, do Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS, do Departamento Regional de Saúde III de Araraquara. Atuação: saúde coletiva, educação permanente em saúde.

Downloads

Publicado

06-10-2020

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)