A CONSTRUÇÃO DO FORMIGÁRIO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Denis de Oliveira Silva Universidade Estadual de campinas
  • Elinara Ribeiro Teixeira Universidade do Estado do Amazonas
  • Keyciane de Souza Tavares Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este relato de experiência, apresenta uma proposta de sequência didática, acerca da construção de um Formigário como proposta para as aulas de Ciências. A experiência foi vivenciada pelas acadêmicas do 8º Período do curso de Pedagogia, como parte da disciplina Metodologia do Ensino/Aprendizagem das Ciências da Natureza, onde o objetivo geral foi conhecer o processo de construção do Formigário como proposta didática para o ensino de ciências. O embasamento teórico está voltado em estudos de Melo (2014), Wilson (2013), Fazenda (2008), Calazans (2004) Dallabona (2014), enfatizam processos educacionais escolar como criatividades a serem praticadas pelos estudantes, num trabalho coletivo de maneira que sintam-se integrantes das atividades de aprendizagem que os constroem sujeitos sociais. O Formigário pode ser apresentado como uma proposta de ensino para as aulas de ciências, uma vez que pode ser trabalhada a sequência didática para a construção da história em quadrinhos, atribuindo de forma significativa para aprendizagem dos estudantes, uma vez que é de fundamental importância a realização do processo de ensino e aprendizagem na escola de maneira criativa, as crianças estejam participando ativamente, sintam vontade de participar através de reflexões que tirem-nas das suas carteiras, como maneira de sentirem que podem utilizar sua criatividades na sala de aula.

Biografia do Autor

Denis de Oliveira Silva, Universidade Estadual de campinas

Doutorando em Educação - Unicamp. Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais - Unicamp. Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

Elinara Ribeiro Teixeira, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia

Keyciane de Souza Tavares, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia. Professora da Educação Básica no Município de Parintins.

Downloads

Publicado

13-12-2021