A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Resumo

Durante o processo de formação acadêmica, percebe-se que os discentes do curso de Pedagogia, não são contemplados minunciosamente sobre a educação inclusiva, em especial, voltada para o autismo. Observa-se ainda que quando estes profissionais chegam ao mercado de trabalho, se deparam com desafios que não foram contemplados na formação inicial. Assim, este artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca das concepções históricas que têm influenciado o processo de inclusão dos alunos com autismo, apontar os desafios e as possibilidades enfrentados pela escola perante este processo de inclusão. Como metodologia utilizou-se a revisão bibliográfica. A partir do levantamento da literatura foi possível identificar que a discussão acerca do autismo vem crescendo nos últimos anos, com destaque para os estudos com crianças e educação infantil, fase onde são desenvolvidos componentes cognitivos e de socialização. No contexto da educação inclusiva, destacam-se dificuldades como formação profissional, metodologias ultrapassadas, baixo investimento, poucos recursos etc. Contudo, a literatura aponta possibilidades, como a criação de recursos lúdicos de baixo custo, jogos e a formação continuada. Conclui-se que, para que a inclusão apresente sentido, o educador deve estar preparado e em busca de conhecimento. Palavras-chave: Autismo. Ambiente Escolar. Educação Inclusiva. Inclusão.

Biografia do Autor

Jessyca Brennand Paula, Faculdade Raimundo Marinho

Psicóloga formada pelo Centro Universitário Tiradentes- UNIT/AL. Mestre em psicologia com ênfase em neuropsicologia e trânsito (UFAL). Especialista em Avaliação Psicológica pelo (IPOG-AL) e em Psicologia do Trânsito (Pio Décimo-SE). Está pós graduando em neuropsicologia (IPOG-AL) e em psicopedagogia (FAVENI). Possui ainda, formação em psicoterapia cognitivo comportamental (PSICOCENTER-PE). É professora e atual coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico- NAP, da Faculdade Raimundo Marinho- FRM. Possui artigos publicados e possui grande interesse nas áreas de psicologia, metodologia e pesquisa. Atua também como psicóloga no contexto clínico e do trânsito, realizando avaliação psicológica/neuropsicológica. Realiza palestras educacionais em empresas de médio e grande porte.

Mônica Ferreira Peixoto, Faculdade Raimundo Marinho

Discente do curso de Pedagogia na Fundação Educacional Baixo São Francisco - Faculdade Raimundo Marinho.

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Publicado

06-12-2019