AFETIVIDADE E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Nesta pesquisa destaca-se a questão da afetividade, como determinante no processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas séries iniciais. O principal objetivo desta pesquisa é analisar a importância da afetividade na relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem, tendo como principais referenciais Piaget, Vygotsky e Rubem Alves. Para sustentar o trabalho foi realizada uma investigação em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Pelotas/RS, onde foram entrevistados alunos para tentar entender como os fatores afetivos se apresentam na relação professoraluno e a sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Considera-se que ensinar e aprender são processos potentes em experiências emotivas e cognitivas, além de essencialmente humano, marcado por afetos. Os vínculos afetivos possibilitam a transformação do desejo de aprender em conhecimento, a didática e a postura utilizada pelo educador são consideradas fundamentais nesse processo. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Afetividade. Relação professor-aluno.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.