AFETIVIDADE E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Josiani Molina
  • Samuel Schnorr

Resumo

Nesta pesquisa destaca-se a questão da afetividade, como determinante no processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas séries iniciais. O principal objetivo desta pesquisa é analisar a importância da afetividade na relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem, tendo como principais referenciais Piaget, Vygotsky e Rubem Alves. Para sustentar o trabalho foi realizada uma investigação em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Pelotas/RS, onde foram entrevistados alunos para tentar entender como os fatores afetivos se apresentam na relação professoraluno e a sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Considera-se que ensinar e aprender são processos potentes em experiências emotivas e cognitivas, além de essencialmente humano, marcado por afetos. Os vínculos afetivos possibilitam a transformação do desejo de aprender em conhecimento, a didática e a postura utilizada pelo educador são consideradas fundamentais nesse processo. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Afetividade. Relação professor-aluno.

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Publicado

30-08-2018

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Artigos