CRIATIVIDADE EM ENCONTRO SÍNCRONO: E A LINGUAGEM POÉTICA SE FAZ PRESENTE
Resumo
Relato de experiência no desenvolvimento do Projeto de Extensão: Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Objetiva analisar práxis de cursistas envolvidos no processo de formação continuada, sob a ótica de autores críticos da educação. Foram utilizados os procedimentos de observação e revisão bibliográfica. Os resultados indicaram sínteses socializadas pelos cursistas em formato de linguagem poética, mesmo durante a discussão de temas sensíveis propostos para a formação, como a violência nos espaços escolares. A iniciativa criativa emergiu de forma autêntica entre os cursistas, indicando que significados sociais apropriados pelos sujeitos produzem sentidos pessoais genuínos e nessa perspectiva, a linguagem poética tem sido uma forma de comunicação potente da manifestação autoral. Com a experiência, conclui-se que as práxis se fortalecem quando conhecimentos teóricos produzem sentidos pessoais para as práticas profissionais, fortalecendo, também, a criatividade, o trabalho coletivo, a colaboração e a gestão democrática. As sínteses poéticas produzidas pelos cursistas estão sendo organizadas para futura publicação em meio digital. Trata-se de trabalho em andamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.