AS DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES E A ATUAÇÃO DO APOIO TEÓRICO-TÉCNICO
Resumo
O papel de atuação dos profissionais de Apoio Teórico-Técnico mostra-se fundamental na condução das dinâmicas do Curso de Aperfeiçoamento e Mentoria de Diretores Escolares, analisada a partir de três eixos de atuação. Nas atividades síncronas, primeiro eixo, o Apoio Teórico-Técnico atua como garantidor da intencionalidade pedagógica, fomentando a cultura colaborativa, articulando teoria e prática e mediando debates. A equipe formada por professores licenciados e com experiência na Educação Básica mostrou-se importante para a condução do pequeno grupo de maneira empática e teoricamente fundamentada, fortalecendo vínculos e reduzindo a evasão através do acompanhamento pedagógico personalizado. A proposição de liderança, segundo eixo, emerge da prática da relatoria. Tal prática acontece no momento que um cursista assume o papel de representante do curso e realiza a síntese da discussão do grupo. A atuação do Apoio Teórico-Técnico guia os relatores para manter o foco na atividade e na criação de estratégias para superar a resistência em assumir essa posição. Por fim, nas atividades assíncronas, o Apoio Teórico-Técnico mostrou-se fundamental como suporte dos cursistas, auxiliando no acesso à plataforma, solucionando dúvidas e elaborando feedbacks qualificados. Conclui-se que a atuação do Apoio Teórico-Técnico foi a base para a efetivação do curso em ambiente online.
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