PROGRAMA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA GESTORES ESCOLARES: UM PERCURSO FORMATIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IPATINGA/MG

Autores

  • Juliana Viana de Melo Muniz Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil
  • Simone Pereira dos Santos
  • Luciana Santana Melo Portela

Resumo

O presente relato descreve a experiência das autoras na implementação do Programa de Formação de Desenvolvimento para Gestores Escolares, desenvolvido na Secretaria Municipal de Ipatinga - MG. A iniciativa foi concebida para fortalecer a atuação de diretores, diretores-adjuntos e coordenadores pedagógicos, ampliando competências de liderança, gestão pedagógica e engajamento nas ações de transformação educacional. As formações foram articuladas de forma híbrida, com encontros presenciais e síncronos, estudos teóricos e atividades em Ambiente Virtual de Aprendizagem. O programa fundamentou-se nos princípios da escuta ativa, da cultura colaborativa, da aprendizagem entre pares e da liderança inspiradora. Os resultados evidenciam alto nível de engajamento, relevância metodológica e impacto na prática profissional dos gestores. Conclui-se que a formação continuada estruturada em processos colaborativos promove o fortalecimento da gestão escolar e contribui para a qualificação das políticas educacionais municipais.

Biografia do Autor

Juliana Viana de Melo Muniz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Especialista em Gestão Escolar e Assessora de Gestão da Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga/MG

Simone Pereira dos Santos

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Assessora de Gestão da Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga/MG

Luciana Santana Melo Portela

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Assessora de Gestão da Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga/MG

Downloads

Publicado

14-12-2025