MENTORIA NA FORMAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES: FUNDAMENTOS, TENSÕES E POTÊNCIAS FORMATIVAS NO PRODITEC/MENTORIA
Resumo
Este manuscrito analisa criticamente a concepção, os fundamentos e as implicações formativas da mentoria na formação de diretores, tomando como eixo empírico a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na primeira oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares no âmbito do PRODITEC. Diferentemente de estudos que abordam a mentoria de modo instrumental ou alinhado a modelos empresariais, esta proposição busca compreender como a prática é ressignificada quando inserida na complexidade da gestão pública da Educação Básica. A partir de uma pesquisa bibliográfica articulada a percepções do processo formativo, o estudo evidencia que a mentoria assume caráter dialógico, ético-político e situado, operando como dispositivo que integra reflexão crítica, colaboração, acolhimento das subjetividades e análise das contradições históricas da escola pública. Os resultados apontam que a experiência na oferta do curso contribuiu para fortalecer a autonomia profissional, ampliar capacidades de leitura de contexto, consolidar redes de apoio entre pares e sustentar práticas de gestão democrática. Conclui-se que a mentoria, quando institucionalizada como política pública é concebida para além de prescrições técnicas, configura-se como estratégia formativa capaz de qualificar a ação diretiva e de promover condições para uma educação comprometida com a qualidade social.
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