A PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O GTD MULHERES NA HISTÓRIA E O NEPSO

Autores

  • Eulálio Marques Borges Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Daniela Borges Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Adriane Aparecida dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência de uma professora em formação inicial em torno de um trabalho desenvolvido junto a estudantes que cursam o Terceiro Ciclo de Formação Humana no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), durante o segundo semestre de 2024, em uma disciplina que compõe a parte diversificada do currículo dessa instituição. O Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) de nome Mulheres na História é uma continuação da disciplina ofertada no primeiro semestre de 2024, que tratou da discussão e estudo da vida de mulheres importantes para o Brasil e para o mundo. Utilizando a metodologia Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), no segundo semestre, uma pesquisa foi realizada na UFMG, com estudantes e trabalhadores. Baseada nos saberes da docência e na ideia da aula de História como um espaço para aprendizagens significativas (SEFFNER, 2010), bem como na premissa do perigo de uma história única (ADICHIE, 2019) a pesquisa teve o intuito de saber o quanto mulheres importantes da nossa sociedade são conhecidas e estudadas. Os resultados foram apresentados em um seminário organizado pela equipe do NEPSO e, ao final da disciplina, os estudantes produziram um livreto digital sobre a temática.

Biografia do Autor

Eulálio Marques Borges, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Letras pela UFMG. Professor do Núcleo de Línguas Estrangeiras do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG).

Daniela Borges Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em História pela UFMG

Adriane Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Geografia pela UFMG.

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Publicado

19-08-2025