A PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O GTD MULHERES NA HISTÓRIA E O NEPSO
Resumo
Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência de uma professora em formação inicial em torno de um trabalho desenvolvido junto a estudantes que cursam o Terceiro Ciclo de Formação Humana no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), durante o segundo semestre de 2024, em uma disciplina que compõe a parte diversificada do currículo dessa instituição. O Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) de nome Mulheres na História é uma continuação da disciplina ofertada no primeiro semestre de 2024, que tratou da discussão e estudo da vida de mulheres importantes para o Brasil e para o mundo. Utilizando a metodologia Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), no segundo semestre, uma pesquisa foi realizada na UFMG, com estudantes e trabalhadores. Baseada nos saberes da docência e na ideia da aula de História como um espaço para aprendizagens significativas (SEFFNER, 2010), bem como na premissa do perigo de uma história única (ADICHIE, 2019) a pesquisa teve o intuito de saber o quanto mulheres importantes da nossa sociedade são conhecidas e estudadas. Os resultados foram apresentados em um seminário organizado pela equipe do NEPSO e, ao final da disciplina, os estudantes produziram um livreto digital sobre a temática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.