ARTE AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Resumo
A proposta das oficinas de Arte Afro-Brasileira para estudantes dos anos finais do ensino fundamental origina-se com a intenção de oferecer aos estudantes oportunidades de acesso e estudo da arte de influência africana. Com o objetivo principal de compreender e valorizar a contribuição da cultura afrodescendente para a formação da identidade e da história do Brasil, as atividades com os estudantes procuraram combater o racismo, promover a igualdade racial e respeito pela diversidade cultural, reconhecendo a importância das expressões artísticas afro-brasileiras na sociedade. Para além da importante temática trabalhada, a organização do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) confere relevante formato de orientação à formação inicial para a docência, de modo que a professora em formação se sinta mais amparada e confortável para iniciar sua prática pedagógica, sendo apoiada sistematicamente pela professora orientadora. O tema geral e os subtemas dos encontros foram escolhidos em parceria, ao alinhar estudos da licenciatura, interesses de pesquisa e características da escola e do grupo discente. Como resultado, verificamos que as vivências com composições de samba, maracatu e passinho, obras de miçanga e bambu do mestre Didi e a literatura representada por Conceição Evaristo, por exemplo, favoreceram a percepção crítica, inclusão e potencial transformador dos estudantes
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