ARTE AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Ana Júlia Duarte Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Eliene de Souza Paulino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A proposta das oficinas de Arte Afro-Brasileira para estudantes dos anos finais do ensino fundamental origina-se com a intenção de oferecer aos estudantes oportunidades de acesso e estudo da arte de influência africana. Com o objetivo principal de compreender e valorizar a contribuição da cultura afrodescendente para a formação da identidade e da história do Brasil, as atividades com os estudantes procuraram combater o racismo, promover a igualdade racial e respeito pela diversidade cultural, reconhecendo a importância das expressões artísticas afro-brasileiras na sociedade. Para além da importante temática trabalhada, a organização do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) confere relevante formato de orientação à formação inicial para a docência, de modo que a professora em formação se sinta mais amparada e confortável para iniciar sua prática pedagógica, sendo apoiada sistematicamente pela professora orientadora. O tema geral e os subtemas dos encontros foram escolhidos em parceria, ao alinhar estudos da licenciatura, interesses de pesquisa e características da escola e do grupo discente. Como resultado, verificamos que as vivências com composições de samba, maracatu e passinho, obras de miçanga e bambu do mestre Didi e a literatura representada por Conceição Evaristo, por exemplo, favoreceram a percepção crítica, inclusão e potencial transformador dos estudantes

Biografia do Autor

Ana Júlia Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licencianda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais

Eliene de Souza Paulino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professora do Centro Pedagógico da UFMG

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Publicado

19-08-2025