ESPAÇO DELAS: NÃO ME KAHLO
Resumo
A nigeriana Chimamanda Adichie, em resposta a uma amiga de infância que lhe perguntou como criar a filha como feminista, escreveu um manifesto sobre o tema. No entanto, a autora admite que, ao se dedicar à criação da própria filha, percebeu que essa responsabilidade é mais difícil do que imaginava. Partindo da premissa de que é também tarefa da escola contribuir para a educação de jovens feministas e compartilhando da dificuldade apresentada por Adichie, em 2018 foi oferecida, no Centro Pedagógico ‒ Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Minas Gerais ‒, uma disciplina optativa denominada Espaço Delas. Este artigo apresenta tal processo educativo, destacando suas potencialidades e dificuldades. Destinada às estudantes do Terceiro Ciclo, a disciplina buscava constituir-se como um espaço de construção coletiva, onde as questões que permeiam a adolescência pudessem ser discutidas sob a perspectiva das próprias envolvidas. Além disso, incentivava o acolhimento, a empatia, o protagonismo e a união entre as participantes, por meio de rodas de conversa e atividades diversas. O resultado dessa experiência contribui para a reflexão sobre a importância de investir na formação da consciência de gênero em contextos educativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.