ESPAÇO DELAS: NÃO ME KAHLO

Autores

  • Adriana Angélica Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Izabella Rodrigues Alves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A nigeriana Chimamanda Adichie, em resposta a uma amiga de infância que lhe perguntou como criar a filha como feminista, escreveu um manifesto sobre o tema. No entanto, a autora admite que, ao se dedicar à criação da própria filha, percebeu que essa responsabilidade é mais difícil do que imaginava. Partindo da premissa de que é também tarefa da escola contribuir para a educação de jovens feministas e compartilhando da dificuldade apresentada por Adichie, em 2018 foi oferecida, no Centro Pedagógico ‒ Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Minas Gerais ‒, uma disciplina optativa denominada Espaço Delas. Este artigo apresenta tal processo educativo, destacando suas potencialidades e dificuldades. Destinada às estudantes do Terceiro Ciclo, a disciplina buscava constituir-se como um espaço de construção coletiva, onde as questões que permeiam a adolescência pudessem ser discutidas sob a perspectiva das próprias envolvidas. Além disso, incentivava o acolhimento, a empatia, o protagonismo e a união entre as participantes, por meio de rodas de conversa e atividades diversas. O resultado dessa experiência contribui para a reflexão sobre a importância de investir na formação da consciência de gênero em contextos educativos.

Biografia do Autor

Adriana Angélica Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais

Izabella Rodrigues Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

19-08-2025