POESIA E MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: AMPLIANDO HORIZONTES POR MEIO DA LITERATURA
Resumo
Neste texto, exploramos a potência da integração entre poesia e música no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Básica, mais especificamente, no trabalho com crianças do 2º Ciclo de Formação Humana. Baseado na experiência do Projeto "Palavras Mágicas", realizado no âmbito do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) do Centro Pedagógico da UFMG, por meio do Programa Imersão Docente (PID), o estudo examina como a abordagem literária, combinada com recursos musicais e multimodais, pode enriquecer a vivência educacional, especialmente de estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, público-alvo do curso. Conduzido por uma docente em formação, sob a orientação de uma professora efetiva da Escola, o Projeto teve como objetivo ampliar o conhecimento das crianças sobre autores e autoras a partir da poesia musicada, incentivar visitas à biblioteca, desenvolver habilidades de interpretação textual e produção escrita. A análise, inspirada nos trabalhos de Magda Soares, por um lado, e de Octavio Paz, por outro, foca nos impactos dessa metodologia no engajamento dos discentes em seu processo de aprendizagem, no desenvolvimento de suas habilidades literárias e criativas, destacando o potencial da literatura e da música como ferramentas eficazes para ampliar os horizontes educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.