O QUE AS PESSOAS ANDAM PENSANDO: UMA PESQUISA DESENVOLVIDA COM A METODOLOGIA NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO (NEPSO)
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência pedagógica interdisciplinar com estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico, colégio de aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais, durante as aulas do Grupo de Trabalho Diferenciado intitulado “NEPSO: o que as pessoas andam pensando?”, e refletir sobre a produção de saber do professor a partir de vivências escolares. Participaram do planejamento e do desenvolvimento das ações desse GTD, componente da parte diversificada do Currículo, uma monitora do Programa Imersão Docente, uma professora de Matemática e uma professora de Língua Portuguesa. Por meio da metodologia do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, realizou-se uma pesquisa de opinião sobre a cultura mexicana com um grupo de 100 pessoas acima de 18 anos, das quais a maioria tinha entre 22 e 41 anos, no total de 48% dos entrevistados. A metodologia NEPSO, uma importante ferramenta de aprendizagem e de produção do conhecimento no contexto escolar, envolve várias fases da realização da pesquisa de opinião como, por exemplo, definição do tema e dos objetivos da investigação. Assim, temas e situações do cotidiano se tornam objeto de pesquisa e de reflexão, propiciando aos estudantes do Ensino Fundamental o envolvimento com práticas que se organizam de maneira sistemática considerando o rigor metodológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.