A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO SINGULAR E PLURAL NO PROGRAMA DE IMERSÃO DOCENTE DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG

Autores

  • Flávia Helena Pontes Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bê Afonseca Cruz Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O Centro Pedagógico da UFMG tem como função trabalhar na educação básica, no desenvolvimento da pesquisa, na experimentação de novas práticas pedagógicas, na formação de professores e na criação, implementação e avaliação de novos currículos. Este texto pretende apresentar, articuladamente, o processo da criação, oferta e avaliação da disciplina Grupo de Trabalho Diversificado (GTD) Ecos: biomas com arte, no âmbito do Programa de Imersão Docente (PID) da escola, ao processo de formação docente. O trabalho se apoia na observação da prática e na construção de uma relação pedagógica com os estudantes mediada pelos conhecimentos de diferentes áreas, resultando na construção de um currículo singular e plural, que se constrói sempre, a partir da experiência, como um ensaio. A disciplina ofertada foi avaliada como significativa pelos participantes, tendo sido apresentada em eventos acadêmicos pelos estudantes do 3º ano do ensino fundamental e pela monitora.

Biografia do Autor

Flávia Helena Pontes Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

Bê Afonseca Cruz Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante de Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

19-08-2025