A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO SINGULAR E PLURAL NO PROGRAMA DE IMERSÃO DOCENTE DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG
Resumo
O Centro Pedagógico da UFMG tem como função trabalhar na educação básica, no desenvolvimento da pesquisa, na experimentação de novas práticas pedagógicas, na formação de professores e na criação, implementação e avaliação de novos currículos. Este texto pretende apresentar, articuladamente, o processo da criação, oferta e avaliação da disciplina Grupo de Trabalho Diversificado (GTD) Ecos: biomas com arte, no âmbito do Programa de Imersão Docente (PID) da escola, ao processo de formação docente. O trabalho se apoia na observação da prática e na construção de uma relação pedagógica com os estudantes mediada pelos conhecimentos de diferentes áreas, resultando na construção de um currículo singular e plural, que se constrói sempre, a partir da experiência, como um ensaio. A disciplina ofertada foi avaliada como significativa pelos participantes, tendo sido apresentada em eventos acadêmicos pelos estudantes do 3º ano do ensino fundamental e pela monitora.
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