ESTIMULAÇÃO SENSORIAL: EXPLORANDO OS CINCO SENTIDOS COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Resumo
O Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) "Estimulação Sensorial – Conhecendo os Cinco Sentidos" foi uma disciplina do currículo diversificado do Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG), ministrada por uma estudante da graduação em Terapia Ocupacional, com o objetivo de aprofundar a percepção sensorial das crianças do 2° ano do ensino fundamental por meio de experiências práticas e divertidas. Durante as atividades, as crianças tiveram a chance de explorar e identificar os cinco sentidos do corpo — visão, audição, tato, olfato e paladar. As aulas incluíram uma variedade de brincadeiras e jogos utilizando diferentes materiais e ambientes, o que possibilitou uma interação rica e diversificada com o mundo ao seu redor. As atividades foram planejadas para proporcionar novas formas de experimentar e compreender o ambiente, incentivando a expressão pessoal e o aprendizado ativo. O foco foi em criar situações que permitissem às crianças não apenas reconhecer, mas também explorar e interpretar os estímulos sensoriais de maneiras criativas e significativas. Ao final do projeto, as crianças ampliaram suas habilidades sensoriais e desenvolveram uma melhor compreensão de seu entorno, contribuindo para um crescimento mais completo e uma percepção mais apurada do mundo ao seu redor.
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