ESTIMULAÇÃO SENSORIAL: EXPLORANDO OS CINCO SENTIDOS COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Lívia Lima Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Túlio Campos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) "Estimulação Sensorial – Conhecendo os Cinco Sentidos" foi uma disciplina do currículo diversificado do Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG), ministrada por uma estudante da graduação em Terapia Ocupacional, com o objetivo de aprofundar a percepção sensorial das crianças do 2° ano do ensino fundamental por meio de experiências práticas e divertidas. Durante as atividades, as crianças tiveram a chance de explorar e identificar os cinco sentidos do corpo — visão, audição, tato, olfato e paladar. As aulas incluíram uma variedade de brincadeiras e jogos utilizando diferentes materiais e ambientes, o que possibilitou uma interação rica e diversificada com o mundo ao seu redor. As atividades foram planejadas para proporcionar novas formas de experimentar e compreender o ambiente, incentivando a expressão pessoal e o aprendizado ativo. O foco foi em criar situações que permitissem às crianças não apenas reconhecer, mas também explorar e interpretar os estímulos sensoriais de maneiras criativas e significativas. Ao final do projeto, as crianças ampliaram suas habilidades sensoriais e desenvolveram uma melhor compreensão de seu entorno, contribuindo para um crescimento mais completo e uma percepção mais apurada do mundo ao seu redor. 

Biografia do Autor

Lívia Lima Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bolsista do PID. Discente de Terapia Ocupacional. 

Túlio Campos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor de Educação Física do Centro Pedagógico da UFMG. Doutor em Educação pela FAE/UFMG.

Downloads

Publicado

19-08-2025