JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES LÚDICAS E INVENTIVAS. PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE OS CAMINHOS PERCORRIDOS

Autores

  • Larissa Gabriela Gomes Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Gislaine de Fátima Ferreira Leite Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências docentes adquiridas no âmbito do Programa Imersão Docente, vinculado ao Centro Pedagógico - CP/EBAP da Universidade Federal de Minas Gerais. Este programa, por meio de sua estrutura organizacional, possibilita a participação ativa de bolsistas, estudantes de graduação, no Grupo de Trabalho Diferenciado - GTD. O texto enfoca a trajetória formativa resultante da colaboração entre professores/as, orientadores/as do CP e seus/suas bolsistas, tendo como tema central o GTD intitulado “Jogos e brincadeiras na alfabetização”. O projeto delineou a utilização de jogos como ferramenta pedagógica para estimular a identificação e manipulação de fonemas nas palavras, reforçando a consciência fonêmica das crianças. Ao buscar desenvolver o reconhecimento de letras, a correspondência fonema-grafema e a associação entre símbolos escritos e os sons que estes representam, o GTD promoveu também o trabalho colaborativo, favorecendo a interação e criando um ambiente de aprendizagem lúdico. Os jogos propostos foram elaborados de maneira a serem adaptáveis às necessidades individuais de cada criança, assim permitindo uma abordagem mais personalizada no processo de alfabetização. Este artigo, portanto, revisita essa trajetória formativa, destacando os caminhos metodológicos percorridos, as problemáticas enfrentadas e o processo de elaboração de recursos e práticas didáticas diferenciadas, que visam potencializar a formação de futuros/as educadores/as.

Biografia do Autor

Larissa Gabriela Gomes Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Gislaine de Fátima Ferreira Leite, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

19-08-2025