JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES LÚDICAS E INVENTIVAS. PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE OS CAMINHOS PERCORRIDOS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências docentes adquiridas no âmbito do Programa Imersão Docente, vinculado ao Centro Pedagógico - CP/EBAP da Universidade Federal de Minas Gerais. Este programa, por meio de sua estrutura organizacional, possibilita a participação ativa de bolsistas, estudantes de graduação, no Grupo de Trabalho Diferenciado - GTD. O texto enfoca a trajetória formativa resultante da colaboração entre professores/as, orientadores/as do CP e seus/suas bolsistas, tendo como tema central o GTD intitulado “Jogos e brincadeiras na alfabetização”. O projeto delineou a utilização de jogos como ferramenta pedagógica para estimular a identificação e manipulação de fonemas nas palavras, reforçando a consciência fonêmica das crianças. Ao buscar desenvolver o reconhecimento de letras, a correspondência fonema-grafema e a associação entre símbolos escritos e os sons que estes representam, o GTD promoveu também o trabalho colaborativo, favorecendo a interação e criando um ambiente de aprendizagem lúdico. Os jogos propostos foram elaborados de maneira a serem adaptáveis às necessidades individuais de cada criança, assim permitindo uma abordagem mais personalizada no processo de alfabetização. Este artigo, portanto, revisita essa trajetória formativa, destacando os caminhos metodológicos percorridos, as problemáticas enfrentadas e o processo de elaboração de recursos e práticas didáticas diferenciadas, que visam potencializar a formação de futuros/as educadores/as.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.