LEITURA LITERÁRIA, EXPERIÊNCIA FICCIONAL E EMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO LEITORA A PARTIR DA MEDIAÇÃO LITERÁRIA
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar as reflexões construídas a partir da investigação da própria prática pedagógica (FREIRE, 1996) centrada na mediação da leitura literária (PAULINO, 2004, 2005) em que a experiência emocional ficcional dos personagens se constituiu como foco para a realização de rodas de conversa sobre as formas de expressão verbal, as ações, os pensamentos e as possíveis afetações decorrentes das emoções dos personagens e das crianças participantes. A metodologia confeccionada, inspirada em (CHARTIER, 1996) e (COSSON, 2006, 2007 e 2015), constituiu-se de três momentos básicos: acolhida afetiva, mediação literária e a realização de eventos de interpretação. A produção desse método mostrou-se um caminho possível para criar momentos de trocas simbólicas entre os participantes sobre assuntos diversos, dentre eles a experiência emocional das personagens, ampliando o repertório das crianças sobre o que sentem os personagens e como demonstram o que sentem. Esse trabalho mostra que a formação leitora por meio da mediação literária é uma trilha onde as crianças demonstram suas idiossincrasias através de suas percepções particulares. Desse modo, as conexões que elas criam são caminhos pessoais, onde nem sempre se alcança a empatia, mas onde há sempre o espaço para o exercício da palavra e das relações humanas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.