LEITURA LITERÁRIA, EXPERIÊNCIA FICCIONAL E EMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO LEITORA A PARTIR DA MEDIAÇÃO LITERÁRIA

Autores

  • Kelly Cristina Cândida de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maria Gabriella do Carmo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar as reflexões construídas a partir da investigação da própria prática pedagógica (FREIRE, 1996) centrada na mediação da leitura literária (PAULINO, 2004, 2005) em que a experiência emocional ficcional dos personagens se constituiu como foco para a realização de rodas de conversa sobre as formas de expressão verbal, as ações, os pensamentos e as possíveis afetações decorrentes das emoções dos personagens e das crianças participantes. A metodologia confeccionada, inspirada em (CHARTIER, 1996) e (COSSON, 2006, 2007 e 2015), constituiu-se de três momentos básicos: acolhida afetiva, mediação literária e a realização de eventos de interpretação. A produção desse método mostrou-se um caminho possível para criar momentos de trocas simbólicas entre os participantes sobre assuntos diversos, dentre eles a experiência emocional das personagens, ampliando o repertório das crianças sobre o que sentem os personagens e como demonstram o que sentem. Esse trabalho mostra que a formação leitora por meio da mediação literária é uma trilha onde as crianças demonstram suas idiossincrasias através de suas percepções particulares. Desse modo, as conexões que elas criam são caminhos pessoais, onde nem sempre se alcança a empatia, mas onde há sempre o espaço para o exercício da palavra e das relações humanas.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Cândida de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pedagoga, Mestre em Educação e professora do Núcleo Básico do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maria Gabriella do Carmo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante de graduação do curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bolsista do Programa de Imersão Docente (PID) do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

19-08-2025