MITOLOGIA EGÍPCIA COM CRIANÇAS DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA JORNADA POSSÍVEL PELOS MISTÉRIOS DO EGITO ANTIGO
Resumo
: Este artigo apresenta e analisa uma experiência de docência na formação inicial de uma licencianda em História que atua no Programa Imersão Docente (PID), um dos programas de formação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O texto apresenta e reflete sobre as vivências de crianças e professora em formação na disciplina "Mitologia Egípcia: uma jornada pelos mistérios do Egito Antigo", que ocorreu em uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica e Profissional “Centro Pedagógico” da UFMG (CP/EBAP/UFMG). A disciplina é nomeada Grupo de Trabalho Diversificado (GTD), um dos componentes da Matriz Curricular Diversificada da escola. A experiência demonstrou como a exploração do imaginário infantil contribui significativamente para o processo de aprendizagem e para a construção de conhecimentos em uma perspectiva interdisciplinar, histórica, cultural e social. Além disso, busca evidenciar a relevância da atuação de monitores e de monitoras no GTD, enquanto docentes em formação inicial, que assumem a regência de uma disciplina, e também das diversas experiências formativas no PID, na promoção de contato de graduandos e graduandas com uma educação que valoriza a diversidade de saberes e práticas pedagógicas, demonstrando seu impacto positivo no desenvolvimento integral desses e dessas estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.