LENDAS POPULARES BRASILEIRAS: LUDICIDADE, CRIATIVIDADE E ELEMENTOS CÊNICOS NA ARTE DE CONTAR E RECRIAR HISTÓRIAS
Resumo
Este artigo apresenta reflexões em torno da importância do estímulo à imaginação e à criatividade no ambiente escolar e se estrutura a partir de um trabalho desenvolvido no Centro Pedagógico da UFMG, no âmbito do Programa Imersão Docente (PID), que propõe a oferta de disciplinas da parte diversificada do currículo por professores em formação. O trabalho, que teve a inclusão como eixo fundamental e a linguagem teatral como elemento central, ocorreu na disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) “Lendas populares do folclore brasileiro: conto e reconto” e envolveu 13 crianças de 7 e 8 anos, incluindo duas com Transtorno do Espectro Autista. A proposta buscou proporcionar uma experiência envolvente, promovendo a exploração das narrativas populares e da riqueza cultural do folclore brasileiro em um ambiente educativo, divertido e inclusivo. A metodologia adotada incentivou o aprendizado através da curiosidade, liberdade de criação, questionamentos e reflexões, abordando aspectos cognitivos, socioemocionais e culturais. A escolha democrática das lendas, o caráter brincante dos encontros, a leitura dramatizada com recursos cênicos variados, a confecção de personagens com materiais recicláveis e o afeto foram essenciais para o envolvimento das crianças. Os resultados indicam uma boa apropriação das narrativas e ampliação do repertório estético-literário dos participantes.
Palavras-chave: Teatro; Ludicidade; Inclusão; Criatividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.