LENDAS POPULARES BRASILEIRAS: LUDICIDADE, CRIATIVIDADE E ELEMENTOS CÊNICOS NA ARTE DE CONTAR E RECRIAR HISTÓRIAS

Autores

  • Matyane Andrade Queiroz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Eliana Guimarães Almeida Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este artigo apresenta reflexões em torno da importância do estímulo à imaginação e à criatividade no ambiente escolar e se estrutura a partir de um trabalho desenvolvido no Centro Pedagógico da UFMG, no âmbito do Programa Imersão Docente (PID), que propõe a oferta de disciplinas da parte diversificada do currículo por professores em formação. O trabalho, que teve a inclusão como eixo fundamental e a linguagem teatral como elemento central, ocorreu na disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) “Lendas populares do folclore brasileiro: conto e reconto” e envolveu 13 crianças de 7 e 8 anos, incluindo duas com Transtorno do Espectro Autista. A proposta buscou proporcionar uma experiência envolvente, promovendo a exploração das narrativas populares e da riqueza cultural do folclore brasileiro em um ambiente educativo, divertido e inclusivo. A metodologia adotada incentivou o aprendizado através da curiosidade, liberdade de criação, questionamentos e reflexões, abordando aspectos cognitivos, socioemocionais e culturais. A escolha democrática das lendas, o caráter brincante dos encontros, a leitura dramatizada com recursos cênicos variados, a confecção de personagens com materiais recicláveis e o afeto foram essenciais para o envolvimento das crianças. Os resultados indicam uma boa apropriação das narrativas e ampliação do repertório estético-literário dos participantes.

Palavras-chave: Teatro; Ludicidade; Inclusão; Criatividade.

Biografia do Autor

Matyane Andrade Queiroz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda do curso de Licenciatura em Teatro. Professora em formação do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG

Eliana Guimarães Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em educação. Professora alfabetizadora do Centro Pedagógico da UFMG.

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Publicado

19-08-2025